SOMAFEL e TEIXEIRA DUARTE executam a maior obra de linha ferroviária nova dos últimos 100 anos em Portugal

Foi consignada ao consórcio liderado pela SOMAFEL – Engenharia e Obras Ferroviárias, S.A. e onde também participa a Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A. a empreitada de Via e Catenária entre Évora e Elvas/Fronteira e a construção do subtroço entre Évora e Évora Norte. O auto de consignação foi assinado no passado dia 14 de julho na sede das Infraestruturas de Portugal (IP) com um valor de 87 milhões Euros e prevê um prazo de execução de 935 dias.

A empreitada inclui a construção das superestruturas de via e catenária entre Évora e Elvas/Fronteira, e construção civil – obra geral – do subtroço Évora – Évora Norte, na nova Linha de Évora. Considerada a maior obra de linha ferroviária nova dos últimos 100 anos em Portugal, o subtroço Évora – Évora Norte integra o traçado da nova Linha de Évora, com cerca de 100 quilómetros de extensão, dos quais 90 quilómetros são totalmente novos, entre esta cidade e a Linha do Leste, na ligação com Espanha. A obra integra o Corredor Internacional Sul, no âmbito do Programa Ferrovia2020.

Os principais trabalhos a desenvolver são:

O novo canal ferroviário em construção entre Évora e a Linha do Leste, na ligação com a fronteira, foi criado numa lógica de desenvolvimento evolutivo das ligações ferroviárias a Espanha, no quadro da Rede Transeuropeias de Transportes (RTE-T) e da ligação ferroviária de mercadorias entre os portos portugueses e o resto da Europa, assegurando desde logo uma ligação de passageiros.