SOMAFEL inicia atividade no Gabão

A SOMAFEL assinou um contrato para a realização de trabalhos de ataque mecânico pesado no caminho de ferro Transgabonais no Gabão.

O contrato foi assinado entre a A SOMAFEL – Engenharia e Obras Ferroviárias, S.A. (SOMAFEL) e a empresa SETRAG – Societe d’Exploitation du Transgabonais, pertencente ao grupo francês ERAMET, para execução de trabalhos de regularização de balastro e ataque mecânico pesado do caminho-de-ferro Transgabonais, uma linha de 670 km que liga a capital Libreville à cidade do interior Franceville.

Trata-se de um contrato com a duração de 3 anos, financiado pelo SFI – Société Financière Internationale, membro do Groupe de la Banque Mondiale, pela PROPARCO – filial da Agence Française de Développement (AFD) e pela própria SETRAG.

Este contrato insere-se na estratégia de desenvolvimento do grupo mineiro e metalúrgico francês ERAMET que ambiciona desenvolver a mina de manganês e ouro de Moanda, no Gabão, uma das duas maiores minas do mundo, com reservas de longa duração.

Encontram-se em desenvolvimento no estaleiro central da SOMAFEL em Portugal todos os trabalhos de preparação, onde se inclui, entre outros, os serviços necessários para alteração da bitola ibérica (1.668mm) para bitola internacional (1.435mm) dos equipamentos a mobilizar.

Ainda no mês de maio, serão transportados para o Gabão os equipamentos necessários, perspetivando-se para o mês de junho a mobilização das respetivas tripulações e início dos serviços no princípio do mês de julho de 2019.

O Gabão torna-se desta forma o 8º mercado onde a SOMAFEL está presente, juntando-se a Portugal, Argélia, Brasil, França, Marrocos, Moçambique e Reino Unido.